Dreams are renewable. No matter what our age or condition, there are still untapped possibilities within us and new beauty waiting to be born.

-Dale Turner-

segunda-feira, 1 de março de 2010

A gente quer sarna pra se coçar





E é o fim. Acabou. Lá se vai a primeira década do século XXI. Se antes havia aquele receio implícito, aquele medo levemente reprimido do que viria com novo milênio e que fazia a muitos de nós entoarmos bordões como “que nada, o século só está começando, estamos ainda nos primeiros anos”, agora já não há desculpas esfarrapadas que nos prendam ao século XX.

A primeira década passou e passou com tudo. Somente nos últimos cinco anos a ciência avançou proporcionalmente mais do que nos cinqüenta anteriores e a tecnologia trouxe novidades que a menos de vinte anos eram inimagináveis. Dentre tantos avanços, um dos mais democráticos, na minha opinião, foi o da internet. Ela proporcionou o acesso a informação e a comunicação entre as pessoas em velocidade instantânea, algo nunca antes visto. É bem verdade que sua criação deu-se ainda no século XX, mas foi nesta década, prestes a acabar que deu-se sua verdadeira disseminação.

Recentemente, por exemplo, andei freqüentando um chat capaz de conectá-lo com pessoas de todo o mundo, é o chat roullette. Basta uma webcam e algum conhecimento de inglês para que seja possível bater-papo com internautas de TODA parte. Ignorando-se os viciados em sexo fazendo “bobagens” na webcam, é de fato possível conversar com gente muito interessante e – porque não? – fazer amizades. Um dos amigos que fiz no chat, e com o qual ainda mantenho contato foi, inclusive, responsável por um recente ataque de indignação.

Danny, o referido amigo, que recentemente havia concluído o ensino médio, enviou-me algumas fotos de sua cidade, que não passava de uma pequena cidade do interior dos EUA. Mas foram as fotos de sua escola que me despertaram, com tanta intensidade, para a questão a seguir. A escola era uma escola pública, mas que possuía uma estrutura impecável, e limpeza praticamente hospitalar. Ele contou-me de todas as atividades extra-curriculares oferecidas, as produções fantásticas dos alunos, tudo aquilo, obviamente, muito corriqueiro para ele. Logo após a conversa, por coincidência, fui assistir à televisão, ao jornal local. Havia uma matéria sobre as condições das escolas públicas de um interior de Açailândia. O choque foi instantâneo. A diferença, eu notei, era absurda demais, cruel demais. As crianças de Açailândia assistiam aula em um barraco com chão de terra batido, debaixo de arvores e haviam três ou quatro turmas agrupadas. Lembrava da beleza, da estrutura da escola que acabara de me ser mostrada pelo amigo americano e não consegui conceber um mesmo mundo para aquelas duas realidades.

Percebi, então, como a indignação pode ser motor para mudanças. Naquele momento eu pude sentir uma meta sendo construída, quase que involuntariamente, dentro de mim. Qualquer que venha a ser a minha profissão, em qualquer que venha a ser a área na qual eu venha a atuar, decidi que irei utilizar minha posição para acabar com um contraste tão desumano como aquele. E rezo para que a minha indignação seja a mesma de todos.

Este é um dos propósitos deste blog recém-criado. Além de, claro, partilhar opiniões sobre cultura, entretenimento, musicas, filmes - porque não? - partilhar nossa indignação para com todos os absurdos correntes no mundo político e social deste Brasil. Afinal, o que queremos mesmo é fuçar, opinar, virar e revirar os fatos. Queremos ir atrás do que falar, e fazer notícias com notícias. Não importa a natureza daquilo que estamos discutindo. Só queremos incomodar. Bastante. No final das contas, música, cinema, celebridades, política, desigualdade social... Para um habitante do novo século XXI tudo isso é o que se procura. Tudo isso é sarna pra se coçar.


4 comentários:

zema ribeiro disse...

bem vindo à blogosfera, meu caro. bela estreia. abração!

Vinícius Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vinícius Lima disse...

Falar de questões político-sociais ao ponto de chocar, exige uma destreza narrativa rara e uma opinião que fuja do senso comum e você as possui.
Parabéns Lucas, sou fã de seus textos.

ricarte disse...

filho,
adorei o texto.rico, contextualizado e bem escrito.
valeu. bjs
ricarte